Telegram: alternativa ao WhatsApp para atendimento ao cliente

As pessoas estão sempre buscando maneiras mais rápidas e pessoais de se relacionarem com empresas: enquanto há 50 anos a única opção era enviar cartas e esperar semanas por uma resposta, aos poucos isso foi evoluindo para telefone, email, chat, redes sociais (durante a revolução do SAC 2.0, há alguns anos) vídeo atendimento e, mais recentemente, mensageiros.

O que são mensageiros?

Você com certeza tem pelo menos um no seu smartphone. São aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger, Viber, WeChat, entre outros. Eles permitem conversar de maneira bem ágil com qualquer pessoa que também tenha o aplicativo.

O mensageiro mais usado no Brasil hoje é o WhatsApp, seguido de perto pelo Facebook Messenger (já integrado à plataforma Omnize). Por esse motivo, ambos já são amplamente usados por empresas no atendimento ao cliente, sempre com ótima aceitação do público. Só tem um problema (para a empresa): a gestão.

Falta de gestão

Em pesquisas que fizemos com empresas que usam o WhatsApp no atendimento ao cliente, 50,7% afirmaram que a falta de gestão / relatórios do WhatsApp atrapalha muito o dia a dia da área de atendimento. Uma consequência disso é que 44,2% têm dificuldades em organizar o atendimento por esse mensageiro.

Isso acontece porque o WhatsApp não tem API aberta, ou seja, não oferece portas para que aplicações terceiras se integrem. Infelizmente não há previsão de data para que isso aconteça e, até lá, a gestão do atendimento pelo WhatsApp continuará sendo um fardo.

Telegram como alternativa

O Telegram nasceu há 3 anos com uma forte premissa de segurança na troca de mensagens. Com isso, ele foi crescendo sua base de usuários de maneira constante sem gastar um centavo em marketing. Hoje a empresa tem cerca de 100 milhões de usuários no mundo todo.

Embora tenha consideravelmente menos usuários que o WhatsApp (que já atingiu a marca de 1 bilhão de usuários no mundo), o Telegram oferece algo que as empresas realmente precisam para garantir a qualidade de atendimento: a possibilidade de ser integrado a sistemas terceiros.

A Omnize já integrou o Telegram em sua plataforma de atendimento. Cadastre-se para experimentar grátis!

Empresas como Brastemp, Algar e Cemig já usam o Telegram para atender clientes. Ao anunciar o novo canal, essas companhias destacaram a inovação, o foco na multicanalidade (oferecer cada vez mais canais de atendimento ao consumidor), e a comodidade para o cliente, que pode ser atendido rapidamente.

Números do Telegram

  • 100 milhões de usuários no mundo.
  • 15 bilhões de mensagens enviadas diariamente.
  • 150 mensagens enviadas por dia por usuário, em média.
  • 350.000 novos usuários cadastrados por dia.
  • Zero dólares investidos em marketing
  • Entre 1 e 7 milhões de novos usuários brasileiros cadastrados a cada bloqueio do WhatsApp feito pela justiça do Brasil.
  • 8 milhões de novos usuários cadastrados nos dias após a compra do WhatsApp pelo Facebook.*

*Muitas pessoas no mundo todo se preocupam em deixar uma quantidade excessiva de dados pessoais nas mãos de uma só empresa. Por isso, após a compra do WhatsApp pelo Facebook, uma grande quantidade de usuários saiu para buscar outras opções.

Fonte: http://expandedramblings.com/index.php/telegram-stats/

Quero atender pelo Telegram, como faço?

É bem fácil: basta seguir os passos abaixo.

  1. Baixe o Telegram para Android ou no iOS
  2. Cadastre-se grátis na Omnize ou faça login em sua conta
  3. Siga este tutorial, e pronto!

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