Atendimento

5 dicas para começar a atender por videochat

5 dicas para começar a atender por videochat

As relações humanas estão ficando cada vez mais impessoais, e isso incomoda muita gente. Até por isso, muitas tecnologias têm surgido para aproximar novamente as pessoas, nem que seja no mundo virtual. Vide o FaceTime, da Apple, e os novos recursos de voz e vídeo do Whatsapp. A gigante Amazon entrou na brincadeira com o Mayday, canal de atendimento por vídeo nativo do tablet Kindle Fire, que foi e continua sendo um enorme sucesso.

No mundo do e-commerce, o atendimento por vídeo traz à loja virtual a mesma pessoalidade, ajuda e simpatia do bom e velho vendedor nas lojas físicas. Se bem utilizado, ele pode contribuir fortemente para o aumento de vendas e para a reputação da sua marca. Mas é preciso tomar certos cuidados na hora de preparar a central de atendimento para aproveitar todo o potencial do videochat. Confira a seguir algumas dicas!

O que acontece quando você deixa de atender seus clientes

O que acontece quando você deixa de atender seus clientes

Embora o atendimento ao cliente seja cada vez mais percebido como o verdadeiro ativo que é, ainda existem muitas empresas que o veem como uma "fonte de despesas" e um "mal necessário". E aí essas companhias acabam optando por fazer o mínimo possível nessa área: disponibilizar poucos canais de atendimento, ou canais inadequados para o seu público, e colocar gente pouco qualificada, quase sem treinamento e com nenhuma autonomia para atender.

Não é preciso de muito para deduzir que uma área de atendimento assim raramente traz resultados positivos para a empresa. Mas o que de fato acontece quando não se investe nesse departamento?

20% das maiores empresas vão usar este canal até 2018

20% das maiores empresas vão usar este canal até 2018

O vídeo atendimento ainda é uma novidade para a grande maioria das organizações. Ele é hoje como o chat era em 2010: sofre muita desconfiança por parte das empresas e dúvidas de como e por que usar. Apesar disso, de acordo com a Gartner, mais de 100 das 500 maiores empresas globais vão oferecer atendimento via vídeo até 2018. Mas por que vídeo é uma tendência global?

Como o atendimento pode aumentar a conversão de e-commerces

Como o atendimento pode aumentar a conversão de e-commerces

O cliente navegou, olhou, pesquisou e finalmente clicou no botão mais bonito do seu site: comprar! Você já está preparando o champanhe para comemorar, quando percebe que algo está errado: o pedido não entrou e o cliente já saiu do seu site. Bem vindo à triste realidade dos carrinhos abandonados :(

[Infográfico] Preferências do Consumidor: Atendimento

[Infográfico] Preferências do Consumidor: Atendimento

Como o consumidor brasileiro se comporta em um site? O que o frustra? Como ele prefere ser atendido? Nós, da Omnize, nos perguntávamos isso todos os dias. Por isso, conversamos com cerca de 100 consumidores que costumam fazer compras pela internet para entender melhor como eles preferem ser atendidos. Veja a seguir o que descobrimos.

O atendimento online para conversão de vendas

O atendimento online para conversão de vendas

De todas as estratégias possíveis para aumentar as vendas, focar no bom atendimento é uma das menos custosas e com melhores chances de funcionar. Isso por quê:

  1. As pessoas compram de quem elas gostam. Afinal, você nunca comprou um pacote de balas no ônibus - que você nem queria, por sinal - só porque o vendedor era divertido?
  2. As pessoas compram de quem elas confiam. Você toparia colocar seus dados de cartão de crédito num site que não oferece nenhum dado de contato? Ou que oferece, mas não responde nunca?

Sabendo disso, entenda como fazer para ser digno da confiança e simpatia do seu consumidor com ações simples e baratas e, assim, aumentar suas vendas!

Como encantar seus clientes

Como encantar seus clientes

Conquistar clientes fieis está cada vez mais difícil. Com a gama de opções que existem hoje, as pessoas não hesitam em comprar com a concorrência caso achem alguma vantagem nessa troca, por menor que seja. O empreendedor esperto, portanto, precisa usar todas as armas disponíveis na fidelização desse consumidor.

Uma das melhores formas de conseguir isso é fazendo com que seus clientes simplesmente adorem você! Com algumas atitudes simples, você consegue encantá-los e torna-los evangelistas de sua marca. Quer descobrir quais são elas? Confira a seguir.

7 dicas para evitar gafes no atendimento de videochat

7 dicas para evitar gafes no atendimento de videochat

O atendimento por videochat é uma inovação importante para os negócios online. Usando este recurso, o empreendedor pode inovar no atendimento, aumentar a sua credibilidade e tirar dúvidas de seus clientes de maneira muito mais eficaz, quase como no atendimento presencial.

Mas sua equipe tem que ser muito bem treinada para fazer um atendimento de qualidade, senão o tiro pode sair pela culatra! Se os funcionários da linha de frente não ficarem atentos, poderão falar coisas erradas, cometer gafes e fazer um papelão. Em vez de aumentar as vendas, isso pode afastar ainda mais os compradores de seu site. Então, o que fazer para evitar as mancadas no atendimento por videochat?

5 frases que você precisa parar de falar agora mesmo

5 frases que você precisa parar de falar agora mesmo

É muito comum a gente crescer com certas frases de efeito na cabeça e acreditar piamente que elas são verdade. Mas, ao parar e pensar um pouco sobre elas, vemos que não é bem assim. 

Principalmente quando o assunto é atendimento ao consumidor, é bom usar bastante a autocrítica e entender que não, os problemas que você vai enfrentar nunca são assim tão simples e que sim, algumas vezes vão existir dois pesos para duas medidas. É tudo uma questão de contexto.

Veja a seguir algumas das frases que você precisa apagar do seu cérebro se quiser dar uma guinada no seu atendimento ao cliente. 

Como lidar com clientes mal-humorados

Como lidar com clientes mal-humorados

Gente que trabalha com o público sempre tem boas histórias para contar, afinal, pessoas são imprevisíveis e situações inusitadas são bem comuns de acontecer.

Mas essa realidade se torna mais difícil quando temos que lidar com clientes mal-humorados: eles muitas vezes estão errados, não escutam e ficam irredutíveis em sua posição. Porém, mesmo com tudo isso, não dá para abrir mão desse consumidor e deixá-lo ir correndo para a concorrência, não é verdade?

O que nunca fazer no atendimento via chat online

O que nunca fazer no atendimento via chat online

Seus clientes são o bem mais precioso de sua empresa. Afinal, sem eles ela não existe! Por isso, é tão importante manter um relacionamento próximo com seus clientes em todos os momentos, até mesmo - na verdade, especialmente - em momentos difíceis

A grande questão é que, em muitos casos, a falta de preparação dos profissionais de atendimento pode causar gafes que acabam com a imagem da sua empresa. Não, isso não tem nada a ver com usar emojis, exclamações ou coisas do tipo. Pelo contrário — uma linguagem mais descontraída não é apenas permitida, é recomendada como uma prática de sucesso neste tipo de canal.

Não, estamos falando de situações muito mais graves. Confira a seguir o que você nunca deve fazer no atendimento via chat de sua empresa.

5 motivos para você atender via chat

5 motivos para você atender via chat

Sabe quando você está fazendo uma compra online e tem uma dúvida que precisa ser esclarecida na hora? Nesse caso, você:

1. Procurou pela resposta no site e não encontrou;

2. Ficou horas esperando pelo atendimento telefônico;

3. Usou o serviço de chat e teve respostas na hora.

Quase todos nós já passamos pelas três situações e fica bem claro qual é a mais confortável. Ter a resposta na hora, sem precisar parar o que está fazendo e sem perder tempo é o mínimo que um consumidor quer hoje em dia. E se você ainda acha que atender por chat é surreal, caríssimo ou muito complicado, você precisa conhecer os cinco motivos porque a sua empresa deveria considerar atender clientes via chat online.