Integração com Zendesk

Se você já é cliente da Zendesk e deseja integrar com a Omnize é possível usando o nosso Webhook! O Webhook permite enviar dados do Atendimento e de Recados da Omnize para qualquer outro sistema que esteja apto a recebê-los.

A Omnize tem um modelo padrão de envio dos dados e a Zendesk tem um modelo diferente para receber os dados, então será necessário receber estes dados e "formatá-los" para enviar corretamente no modelo da Zendesk. 

Você pode usar o Zapier, plataforma que já tem integrado +750 aplicativos incluindo a Zendesk, ou criar um serviço próprio para formatar os dados e prosseguir com a integração direta.


Zapier.png

Na plataforma Omnize acesse o menu Configurações >> Integrações e clique no botão verde (+) para criar um novo:

Dê um nome para o Webhook e insira a URL onde os dados serão "formatados" para posteriormente serem enviados para a Zendesk (se você está usando o Zapier, copie a URL no último passo Test this step no Catch Webhook):

Selecione o tipo do Webhook (Atendimento ou Recado) e para qual departamento ele deve ser acionado:

Selecione os dados que serão enviados pelo Webhook e depois copie o JSON para formatá-los, onde:

Os dados de atendimento (omnizeInteraction) são:

  • name = Nome do cliente;
  • email = Email do cliente;
  • messages = Histórico da conversa;
  • phone = Telefone do cliente;
  • attendant = Atendente da interação;
  • attendant_email = E-mail do atendente;
  • department = Departamento acionado;
  • cpf = CPF do cliente;
  • notes = Observações inseridas pelo atendente;
  • date = Data e hora da interação;
  • media = Canal de atendimento;
  • interactionHash = Código único do atendimento;
  • browser = Navegador do cliente;
  • operation_system = Sistema Operacional do cliente;
  • ip = Endereço IP do cliente;
  • origin = URL de origem que o cliente iniciou a interação

Os dados de Recados (omnizeOffcontact) são:

  • name = Nome do cliente;
  • email = Email do cliente;
  • phone = Telefone do cliente;
  • text_message = Mensagem do Recado;
  • date = Data e hora do Recado

Clique em Salvar para finalizar a configuração do Webhook na Omnize.

Veja abaixo o modelo de como os dados de um atendimento serão enviados pelo Webhook da Omnize, método POST e header como Content-Type: application/json:

{"omnizeInteraction":
  {"name":"Renan Ribeiro",
  "email":"renan@omnize.com",
  "phone":"1142007969",
  "cpf":"",
  "attendant":"Pedro",
  "attendant_email":"renan@omnize.com.br",
  "department":"Atendimento",
  "notes":{},
  "date":"2017-11-17T17:21:12.179Z",
  "media":"TEXT",
  "interactionHash":"qj21p462061p97l03ece1510939272135",
  "browser":"chrome 62.0.3202.94",
  "operating_system":"mac",
  "ip":"186.203.13.48",
  "origin":"http://omnize.github.io/widget-prod#69",
  "messages":[
    {"source":"CLIENT",
    "message":"Olá, boa tarde! ",
    "datetime":"2017-11-17T17:22:10.276Z"},
    {"source":"AGENT",
    "message":"Olá, como posso ajudá-lo?",
    "datetime":"2017-11-17T17:22:22.417Z"}
  ]}
}

O mesmo funciona para os Recados com os seguintes dados:

{"omnizeOffcontact":
  {"name":"Renan Ribeiro",
  "email":"renan@omnize.com",
  "phone":"1142007969",
  "text_message":"Gostaria de mais informações sobre o bot",
  "date":"2017-11-17T12:57:33.778Z"
  }
}

Depois que o webhook na Omnize for criado será necessário aplicar as configurações na Zendesk para receber os dados. 

Se optar em usar o Zapier para formatar os dados, após configurar o webhook basta configurar a integração direta da Zendesk. Se utilizar um serviço próprio veja na documentação da Zendesk como enviar corretamente os dados para a plataforma:


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Dúvidas? Fale com a gente aqui pela Omnize ou mande um email para suporte@omnize.com.br