Chat é uma das melhores opções para resolver rápido aquela dúvida do cliente.

Entre os canais de resposta imediata, o chat é o de menor custo, com a maior aprovação – 73% dos consumidores preferem falar por chat, segundo pesquisa da e-Consultancy, sem contar que cada funcionário pode responder vários clientes ao mesmo tempo, então também ajuda a desafogar a fila de atendimento nos horários de pico.

dos consumidores preferem falar com empresas por chat

dos consumidores preferem falar com empresas por chat


Chat online é ideal para a minha empresa?

Este canal é muito usado para para tirar dúvidas rápidas, com expectativa de resposta imediata, e é um dos mais bem aceitos pelo consumidor. Em uma pesquisa feita pela Omnize, descobrimos que o consumidor brasileiro vê as seguintes vantagens no canal de chat:

Vantagens do chat
  • É ágil, gratuito, em tempo real
  • Não preciso parar o que estou fazendo
  • As informações ficam registradas
  • A empresa te responde na hora
  • Maior sensação de atenção
  • Sem "ping pong" de troca de departamentos
  • Sem espera do telefone e do e-mail, sem URA

Ao falar sobre as vantagens do chat, é recorrente a comparação com outros canais, como telefone e email. Um dos pontos mais citados foi o fato de poder falar no chat enquanto faz outras coisas, sem precisar levantar e sair da sala, por exemplo. Isso é particularmente importante quando os consumidores tentam resolver algo durante o horário comercial, ou seja, quando estão no escritório.


Dicas para atender via chat

Na mesma pesquisa, descobrimos que o consumidor brasileiro vê algumas desvantagens no atendimento via chat:

Desvantagens do chat

 

  • Costuma demorar e cair
  • É difícil se fazer entender
  • O chat quase nunca está online
  • Às vezes somos atendidos de forma eletrônica e não me sinto bem conversando com robôs

É possível deduzir que os problemas encontrados no chat estão no processo, não no canal.

Se você se propõe a atender por um canal, você tem que realmente atender por ele. Não adianta nada ter um chat no site se, mesmo em dias e horários úteis, é impossível encontrar alguém online.

Se tiver alguém que costume ficar na empresa – recepcionista, secretária, estagiário – peça pra eles ficarem online. Se a empresa é só você e você fica o dia todo na rua, as melhores ferramentas do mercado oferecem um aplicativo mobile para atendimento, para tornar possível atender clientes em qualquer lugar. Fazendo isso, você poderá aproveitar todas as vantagens de atender clientes via chat!


Atenda clientes de qualquer lugar!

App mobile Omnize

Saiu do escritório? Agora você pode atender seus clientes via chat de qualquer lugar pelo aplicativo móvel Omnize, já disponível na Google Play para Android (em breve, também para IOS).


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