3 maneiras como o videochat pode ajudar o seu negócio

A minha mãe já dizia: "Não gosto desse negócio de e-commerce. Prefiro comprar na loja para conversar com o vendedor cara a cara."

Assim como ela, existem muitos: gente que confia mais quando olha no olho, e que por motivos como este não se junta à turma de 61,6 milhões de e-consumidores no Brasil. Antes de pensar que isso é uma bobagem, vale lembrar que a linguagem corporal, como gestos e expressões, representa 55% da comunicação. E que isso vira fumaça em qualquer forma de atendimento não presencial - exceto pelo videochat.

Muita gente ainda torce o nariz para o videochat. "É caro, é difícil, é complicado treinar os atendentes". De fato, o processo de contratação e treinamento de um agente de videochat deve ser similar ao de um vendedor de loja. Isso porque ele vai replicar a experiência de loja dentro do seu e-commerce - e isso é uma vantagem competitiva que, por enquanto, bem poucos aproveitam. Quando bem utilizado, o vídeo atendimento no e-commerce tem o potencial de aumentar a conversão em cerca de 10%. Aí é só fazer as contas ;)

Veja abaixo mais vantagens de atender por vídeo chat!

Te aproxima do cliente

Um dos grandes problemas que clientes enfrentam quando precisam de algum atendimento, ou querem tirar dúvidas sobre produtos ou serviços, é a falta de um contato pessoal com a pessoa que a ajuda. Os atendimentos automáticos e com gravações são campeões de reclamações e muitas vezes geram uma antipatia tremenda para com a empresa. E , convenhamos, quem não se irrita com eles?

Um videochat feito com um profissional bem treinado deixará o cliente muito mais à vontade e será um convite para novas compras. Muitas empresas, como a Amazon e a Renault, já usam essa tecnologia de vídeo para aumentar o envolvimento com seu público.

Melhora o atendimento

O videochat é realmente uma maneira incrível de interagir com o seu público. Essa tecnologia, além de trazer um toque pessoal ao atendimento, permite que você mostre exemplos na hora de tirar dúvidas e aproveite todo o potencial da linguagem não verbal - gestos, expressões e imagens - em tempo real, além do próprio áudio, é claro!

Por exemplo, se você vende móveis online, já imaginou oferecer um serviço de vídeo atendimento para auxiliar seus clientes a montarem os móveis? E se você vende maquiagem, pense na experiência incrível que seria mostrar às suas clientes como usar um cosmético novo ao vivo, por vídeo conferência. As possibilidades são infinitas.

Garante a acessibilidade

Acessibilidade é, cada vez mais, um tópico essencial para o sucesso das empresas no relacionamento com seus clientes. O vídeo chat permite que você atenda, com a mesma qualidade e agilidade, clientes com deficiência auditiva, por exemplo, que têm dificuldades em utilizar canais tradicionais como o telefone. A sua empresa não somente amplia o seu mercado potencial, como melhora a própria imagem perante seus clientes.

A tecnologia de videochat, embora ainda pouco usada no setor de atendimento, não é nem um pouco cara e muito menos complexa. Novos softwares facilitam o atendimento, juntando canais como chat, voz e vídeo em uma única plataforma. Além do software, você só precisará de bons headsets, preferencialmente com redução de ruídos, e uma equipe bem treinada.

Por ainda não ser um recurso muito comum nas empresas, é certo que muitos clientes ficarão curiosos para utilizá-lo. Sua marca será vista como uma referência em atendimento, o que gera uma grande repercussão em propaganda boca a boca. E tudo isso ser convertido em aumento de vendas é só uma questão de tempo!


Gostou? Inscreva-se no blog!