Como usar o Inbound Marketing para impulsionar os acessos de seu site

O Inbound Marketing já é um conceito utilizado com frequência entre profissionais de marketing e empreendedores. Todos sabem sua conexão com o Marketing Digital, produção de conteúdo e SEO.

Mas você sabe qual é o princípio mais fundamental desse tipo de estratégia?

O primeiro objetivo do Inbound Marketing é atrair visitantes para o seu site, para que eles se tornem clientes da sua empresa.

O modo como isso é feito constitui a base do Inbound Marketing. Para atrair potenciais clientes para o seu site, a forma mais eficaz é por meio da produção de conteúdo.

Entretanto, o Inbound Marketing não para por aí. Apenas produzir conteúdos não é suficiente para atrair visitantes para o seu site. Afinal, como eles vão ficar sabendo do que você tem a oferecer em primeiro lugar?

Há várias formas de usar o Inbound Marketing para impulsionar os acessos ao seu site. Conheça algumas formas de gerar mais tráfego para o seu site que, aliadas à estratégia Inbound, produzirão resultados consistentes.

Com os mecanismos de busca

Uma das maiores fontes de informações usadas nos dias de hoje é o Google. Nele, procuramos por localização de negócios, horários de funcionamento, informações de contato, além de fatos, curiosidades, notícias e assuntos pelos quais nos interessamos.

Por isso, é essencial que as pessoas consigam encontrar seu site no Google. Afinal, existem pessoas buscando o que você oferece a qualquer momento. E, caso elas não encontrem sua empresa, você estará perdendo oportunidades de negócios.

Aparecer nos resultados do Google requer duas práticas básicas:

  • Produção de conteúdo relevante: publicar conteúdos no seu site vai indicar para o Google os assuntos dos quais você trata, e facilitar que seus potenciais clientes encontrem seu site quando procurarem pelo que você oferece;
  • Técnicas de SEO (Search Engine Optimization): melhorarão ainda mais o entendimento que o Google tem do seu site. Você vai indicar, por exemplo, qual parte do seu texto é o título. Assim, o Google vai saber que aquele é o assunto sobre o qual você está escrevendo.

Uma vez que o Google compreenda sobre o que você está falando e entenda que você é uma boa fonte de informações sobre aquele assunto, você vai aparecer nos resultados de busca.

Assim, as pessoas interessadas no seu produto, serviço ou nos seus conteúdos irão encontrar seu site com facilidade e gerar mais tráfego nas suas páginas.

Com as redes sociais

Produzir conteúdos não é uma tarefa fácil; você precisa ter ideias, escrever e publicar. Para fazer todo o trabalho valer a pena, é necessário promovê-los para a maior quantidade de pessoas possível.

As redes sociais, como Facebook e Twitter, são alguns dos canais mais acessados diariamente pelas pessoas. E nesses canais você pode compartilhar com facilidade os links dos artigos e outros materiais que você produzir.

Ter uma estratégia de promoção de conteúdo nas redes sociais é fundamental, pois assim você poderá levar seus seguidores e fãs para o seu site.

Além disso, não se esqueça de publicar conteúdos que seus seguidores irão adorar. Dessa maneira, você pode estimular sua audiência a compartilhar seu conteúdo com seus amigos do Facebook e seguidores do Twitter. Isso significa mais acessos no seu site sem que você tenha trabalho extra!

Com Email Marketing

Se você já tem uma base de clientes, com certeza possui uma lista de emails. Ou, então, você já coleta endereços de email e gera Leads em seu site, blog ou Landing Page.

De qualquer maneira, você pode utilizar os contatos da sua base para impulsionar ainda mais os acessos ao seu site. Uma das melhores opções é enviar newsletters com links para seus conteúdos de mais destaque. Assim, seus assinantes de email terão um motivo para visitar seu site.

Outra boa estratégia é fazer o lançamento de materiais ricos - como eBooks, planilhas, guias, webinars etc. - por Email Marketing. Assim, o email terá links que irão dirigir seus leitores para a página do seu site na qual eles poderão acessar o material.

É sempre bom garantir que seus usuários voltem para o seu site. Afinal, é mais fácil estimular visitas repetidas do que conquistar um novo visitante. Para isso, envie conteúdos constantemente para sua base.

Certifique-se de que sua audiência irá se interessar por esses conteúdos. Assim, você conseguirá manter um relacionamento personalizado com todos os seus contatos e irá aumentar os acessos do seu site de forma natural e orgânica.

Com tráfego de referência

Quando uma pessoa chega até o seu site por meio de um link que estava em outro site, você ganha o que se conhece por "visita de referência".

Alguma vezes, outras empresas ou pessoas que possuem sites irão descobrir seus conteúdos por meio do Google ou das redes sociais. No entanto, existem estratégias específicas para que você ganhe visitas de referência de forma planejada. Com elas, você poderá aumentar o tráfego do seu site e expor seu negócio a novos visitantes.

Existem duas formas de ganhar links de referência:

  • Criar um conteúdo extraordinário para que outros sites citem você como exemplo ou fonte de pesquisa. Se sua área de atuação não possui uma pesquisa de mercado completa, por exemplo, você pode ser o primeiro a realizar uma e virar referência. Dessa maneira, você garante que outros sites irão citar o seu e fazer menção às suas páginas.
  • Fazer guest posts em blogs de terceiros e inserir alguns links para o seu site ao longo do artigo. Um guest post é um conteúdo escrito por você, que será publicado no site de outra pessoa. Assim, você irá ser conhecido pela audiência daquele blog e ganhar mais acessos externos.

Com links patrocinados

Se você quer aumentar os acessos do seu site em grande volume e pouco tempo, as estratégias acima podem não ser suficientes. Com um investimento um pouco mais pesado, você pode usar plataformas como o Google AdWords e o Facebook Ads para impulsionar seus conteúdos na Internet.

Essa compra de mídia, como também chamamos os links patrocinados, irá fazer com que seus conteúdos apareçam com mais frequência e para mais pessoas no Google e no Facebook, respectivamente.

Muitos profissionais de marketing optam por anunciar no Google e no Facebook para impulsionar o tráfego de sites, principalmente nos seus primeiros meses de existência. Portanto, se você tem uma meta muito alta de tráfego, aposte nessas estratégias pagas.

Saiba mais sobre Marketing Digital

Apostar em estratégias que focam na promoção de conteúdos em mecanismos de busca, redes sociais e email é essencial para impulsionar os acessos do seu site.

Quer saber mais maneiras de aumentar a visibilidade do seu negócio na internet e conquistar mais clientes? Confira nosso Kit de Marketing Digital para Iniciantes e turbine seu conhecimento sobre o assunto!

Este guest post foi escrito por André Siqueira, co-fundador e head de marketing da Resultados Digitais.


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