Como começar a divulgar sua empresa

Você teve uma ideia genial, criou um nome lindo, registrou o domínio, criou toda a identidade visual, fez um site incrível, e agora está aí, sentadinho na frente do computador, atualizando a página a cada 30 segundos para ver se chegou o primeiro pedido.

Sinto lhe informar, mas não vai ser assim que ele vai chegar. Antes, você precisa investir em ser encontrado na internet; e você vai conseguir isso através do marketing digital. 

Mas afinal: o que é marketing digital?

Já começo te dizendo o que não é: um bicho de sete cabeças. As atividades de marketing digital podem parecer difíceis e complexas à primeira vista, mas com um pouco de conhecimento - e uma ajudinha de empresas especializadas - você pode fazer seu negócio decolar.

O marketing digital engloba um conjunto de ações realizadas na internet e em outros meios digitais, como o mobile, com  o objetivo de divulgar produtos e serviços, atrair clientes, reforçar a imagem da marca e criar relacionamentos relevantes.

Marketing digital vs marketing tradicional

Ainda existem certas dúvidas em relação a estes conceitos. Afinal, um é inimigo do outro? Definitivamente não. Um pode ser feito com o outro? Sim, eles podem se complementar perfeitamente. Um vale mais a pena que o outro? Depende. Do que? Do seu tipo de produto, do seu público-alvo, dos seus objetivos, etc, etc.

Vantagens do marketing digital

Independente de qual for a sua praia, o marketing digital tem uma série de benefícios que merecem ser conhecidos.

Mensuração

Algo incontestável a respeito do marketing digital é que ele é muito mais mensurável que o tradicional. Cada impressão, cada clique, cada segundo passado em cada página, tudo é contabilizado em tempo real. A análise destes dados, se bem feita, pode te ajudar a repensar suas táticas e melhorar suas ações.

Custo

O marketing digital também pode ser muito mais barato que o tradicional. Isso porque as ações se ajustam ao seu orçamento, e não o contrário. Você pode configurar uma campanha de links patrocinados com apenas R$ 50, se quiser. O que torna este modelo de marketing muito mais atraente para novas empresas que não têm R$ 20 mil para gastar em um anúncio de meia página de revista.

Alcance

Outra grande vantagem é o alcance: não existem limites geográficos para divulgar sua marca. Se você anunciar com mídia exterior e panfletagem, ou até mesmo de rádio e televisão, você terá que lidar com uma forte limitação geográfica, por mais que você gaste em ampliar o alcance da campanha. Já no mundo virtual, não existem distâncias a serem percorridas: qualquer um em qualquer lugar estará a poucos cliques do seu conteúdo. 

Investindo em um site / blog

Embora algumas marcas estejam preferindo manter somente uma página no Facebook como sua vitrine virtual, recomendamos fortemente que você invista em um bom site também. Isso porque as redes sociais vêm e vão (Oi, Orkut! Oi MySpace!), mas o seu site permanece e, com ele, sua história e sua base fiel de visitantes.

E, por falar em base fiel, você sabe como trazer visitantes para o seu site? Uma das ações de marketing digital mais eficazes - e, vale acrescentar, baratas - é a criação de um blog. Produzir conteúdo relevante para o seu público-alvo é uma das melhores maneiras de tornar a sua empresa conhecida na internet. É comprovado que empresas que empregam blogs com conteúdo relevante possuem índices de tráfego muito maiores, aumentando a exposição da marca.

E isso vira uma via de mão dupla: com um blog, seu público pode constantemente se comunicar com você e indicar o que interessa a ele. Essa é a grande premissa do marketing moderno: usar a interatividade a seu favor.


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