Como chamar a atenção do Google

Quando o nome de uma empresa deixa de ser um simples substantivo e passa a virar verbo, dá para ter uma ideia do seu nível de influência.

O Google já faz tanto parte de nosso dia a dia que nem pensamos mais: se queremos procurar algo, seja o que for, o primeiro destino é a famosa página de buscas. Em inglês, o verbo "to google" (em português, "googlar") já foi incluída até no renomado dicionário Oxford. Não é para qualquer um. Afinal, quem aqui nunca deu uma "googlada"?

Isso tem um significado muito importante para empreendedores de qualquer porte e segmento: se você quer ser encontrado pelo seu público-alvo, primeiro você precisa chamar a atenção do Google. E não é só ter o seu site indexado - você tem que focar em aparecer na primeira página, e preferencialmente nos primeiros links do Google, pelo menos para as palavras-chave mais relevantes ao seu negócio. Por exemplo, se você tem uma pequena loja de cupcakes na Vila Olímpia (bairro de São Paulo), você não precisa aparecer na primeira página quando a busca é "Cupcakes"; mas precisa se esforçar para aparecer se a busca for "Cupcakes Vila Olímpia", por exemplo.

A razão disso é simples: quanto mais no topo da página seu link aparecer, mais cliques receberá. Estudos mostram que mais de 70% dos usuários clica em um dos 4 primeiros resultados que surgem!

Porcentagem de tráfego x posição no google

Fonte: Chitika Insights (junho de 2013)

Agora que você já está certo das vantagens, resta saber: como conseguir essa proeza? Pois fique sabendo, não é nada impossível. Confira nossas dicas a seguir e descubra como chamar a atenção do Google.

Subindo na página

Basicamente, existem duas maneiras de aparecer no Google. A mais simples, porém mais dispendiosa, é fazer anúncios no Google Adwords. Sabe aqueles resultados que aparecem na lateral, em cima e embaixo, com uma mensagem em amarelo dizendo "anúncio"? Então, eles são resultados do Google Adwords e a empresa que os contratou paga toda vez que você clica neles. Os valores variam de acordo com a palavra-chave e da concorrência, mas não é raro que passe dos três reais por clique.

Exemplos de anúncios do Google Adwords na primeira página do Google.

Exemplos de anúncios do Google Adwords na primeira página do Google.

Porém, isso pode não ser o que você deseja como estratégia de marketing, então existe outra forma de estar no topo: a famosa busca orgânica no Google. E que, vale lembrar, não é paga. Nessa situação o buscador define qual conteúdo é mais relevante e que, portanto, deve ir para o topo.

Como alcançar isso?

Não, não existe um funcionário muito bem pago que fica escolhendo qual site vai ficar melhor posicionado. O Google tem sistemas totalmente automatizados que definem o ranking de cada página através de critérios bem definidos. Para atender a esses critérios e ter melhores resultados, existe uma forma de melhorar sua posição nos mecanismos de busca: o SEO (Search Engine Optimization - em português, Otimização para Ferramentas de Busca).

O SEO nada mais é do que um conjunto de técnicas que aumentarão a relevância da sua página virtual e o ajudarão a conseguir melhores resultados. Até agora parece grego, mas acredite: algumas destas técnicas são bem simples.

"img_post_blog_11_08_2015.jpg" ou "cubo-magico.jpg". Qual faz descrição faz mais sentido?

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Conteúdo

Uma das técnicas mais básicas consiste em investir em conteúdo relevante através da redação de textos de ótima qualidade para o site e o blog da empresa. Isso é importante porque o Google usa as palavras como fatores determinantes para definir a posição em que coloca o site. Imagens também contam: contextualize-as com legendas e sempre nomeie a imagem com um texto que faça sentido antes de coloca-la no ar.

Definição de palavras-chave

Outra dica importante é criar páginas com conteúdo bastante voltado às palavras-chave mais importantes para o seu negócio. Os robôs do Google trazem conteúdos específicos para cada pesquisa e, quando mais preciso você puder ser, mais vai atingir seu público-alvo. Além disso, é interessante se atentar à qualidade do código do seu site: links quebrados e códigos mal feitos acabam com o seu SEO.

Link Building

Quem não entende nada de programação vai ficar feliz em saber que existem maneiras de aumentar o ranking do seu site sem mexer em uma linha de código: usando estratégias de link building, ou seja, conseguindo que outros sites linkem o seu conteúdo. Geralmente, consegue-se isso investindo na criação de conteúdo de alta qualidade e compartilhando-o de maneira estratégica. Quanto mais links externos de boa qualidade você conseguir, mais possibilidades de estar no topo das pesquisas terá. Compartilhamentos nas redes sociais também ajudam, pois mostram a relevância das suas publicações.

Com as estratégias certas, você pode melhorar a posição da sua página no ranking e estar mais visível para seus clientes. Teve dúvidas sobre algum dos itens citados? Pergunte nos comentários. Assim, poderemos abordar suas questões nos próximos posts!


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