5 motivos para você atender via chat

Sabe quando você está fazendo uma compra online e tem uma dúvida que precisa ser esclarecida na hora? Nesse caso, você:

  1. Procurou pela resposta no site e não encontrou;
  2. Ficou horas esperando pelo atendimento telefônico;
  3. Usou o serviço de chat e teve respostas na hora.

Quase todos nós já passamos pelas três situações e fica bem claro qual é a mais confortável. Ter a resposta na hora, sem precisar parar o que está fazendo e sem perder tempo é o mínimo que um consumidor quer hoje em dia. E se você ainda acha que atender por chat é surreal, caríssimo ou muito complicado, você precisa conhecer os cinco motivos porque a sua empresa deveria considerar atender clientes via chat online.

Baixo custo

Sim, atender por chat pode ser muito barato. Existem opções caras, mas quem procura acha alternativas por menos de R$ 30 mensais por agente. E oferecer o canal de chat reduz a quantidade de chamadas telefônicas, que engordam a conta da área de atendimento, sobretudo se a empresa oferecer números 0800, 0300, 4004 e etc. O chat ainda possibilita o atendimento simultâneo de vários clientes, otimizando ainda mais a equipe.

Fácil implantação

Acredite: colocar um sistema de atendimento via chat pra rodar pode ser bem fácil, dependendo do fornecedor que você escolher. Sistemas em nuvem, ou seja, baseados na web (sem precisar de instalação) são muito mais fáceis de administrar e podem ser configurados em minutos. Quanto à equipe, vale avaliar os atendentes que têm a melhor escrita para realocar para o atendimento por chat.

Praticidade para o cliente

Não há nada mais arriscado para a empresa do que deixar brechas que permitam ao cliente ter dúvidas antes da conclusão da compra. Sabe a situação do início desse texto? E se o cliente não conseguisse esclarecer sua dúvida? Provavelmente, abandonaria o seu site e correria para o do concorrente.

Outro ponto que conta muito é o tempo de resposta. No telefone, por exemplo, muitas vezes o cliente se irrita com a demora e acaba desligando antes de resolver o problema. Por email, o tempo de resposta costuma ser de no mínimo 24 horas, podendo passar para vários dias. Com o chat, o problema do cliente é resolvido na hora, o que aumenta as chances de uma venda bem sucedida.

Crescimento das vendas

O atendimento via chat evita que haja ruídos entre a loja e o consumidor e praticamente exclui a possibilidade de o cliente abandonar seu e-commerce por falta de informação - algo que acontece com mais frequência do que você imagina. 

Quanto melhor for a experiência do cliente em seu site, mais vezes ele voltará para comprar novamente. E se ele tiver qualquer dúvida durante a compra, pode acessar rapidinho o chat e saná-la na hora. Mais uma venda para você, menos uma para seu concorrente!

Geração de dados

Ao contrário de meios como o telefone, no atendimento por chat absolutamente tudo é mensurado e gravado. E não estou falando só da conversa em si não. Plataformas bem estruturadas conseguem captar várias informações do cliente sem você ter que perguntar, como o link que o cliente estava navegando ao começar o atendimento, sua geolocalização, o sistema operacional e navegador utilizados, e até o IP da sua máquina. Sem contar os dados que você pode preencher manualmente a cada interação, como nome do cliente, email, telefone e observações. Tudo isso fica registrado e pode ser usado pela sua equipe gerencial para melhorar cada vez mais a qualidade do seu atendimento.

Sua empresa já atende via chat? Compartilhe sua experiência conosco pelos comentários abaixo!


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